15 italianos marcam presença na capital mineira para participar do carnaval. O grupo “Criansa Orchestra de Percussioni e Ritmi Brasiliani” se uniu a um dos sambistas da velha guarda da cidade, Ronaldo Coisa Nossa, e promete fazer um grande espetáculo aberto ao público, gratuitamente, no Parque Municipal Lagoa do Nado. A apresentação ainda vai contar com a participação de destaques do samba na música mineira, como Carlos Crispim, mais conhecido como Marraia, e mestre Conga. No repertório, Ronaldo, acompanhado do grupo, canta músicas de carnaval e outras de sua autoria. Criansa também promete apresentar canções tradicionais italianas em ritmo de samba, como Volare, e outras composições de músicos brasileiros de destaque no cenário internacional, como Chico Buarque, Vinicius de Mores e Toquinho, mas adaptadas à língua estrangeira.
Embora os italianos desembarquem pela primeira vez na capital mineira para fazer um show, a parceria entre Ronaldo Coisa Nossa e Criansa começou em 2014, quando o grupo estrangeiro gravou em seu CD uma música do sambista. No ano passado, Ronaldo também reuniu músicos mineiros e, em Roma, realizou oficinas e apresentações junto aos percussionistas italianos.
O projeto “Um Carnaval Ítalo-Brasileiro” permite fortalecer o intercâmbio cultural entre esses dois países e é realizado com o apoio do governo do estado, depois de aprovado no programa Música de Minas. O evento ainda conta com o apoio do consulado italiano da capital mineira e a Prefeitura de Belo Horizonte.
A apresentação acontece no dia 8 de fevereiro, das 16h30 às 18h, no parque municipal Lagoa do Nado. Quem perdeu a festa, ainda poderá conferir “Criansa Orchestra de Percussioni e Ritmi Brasiliani” e Ronaldo Coisa Nossa no bloco de carnaval Bloco SBC – Samba, Bobagem e Cerveja, no dia 9/02. A concentração será às 13h e o desfile às 15h, na rua Francisco da Veiga, 530, no bairro Monsenhor Messias, região noroeste da capital.
SOBRE
RONALDO COISA NOSSA – sambista
Criado na então chamada favela Buraco Quente, na região da Lagoinha, Ronaldo conheceu o samba na adolescência. O contato com a música começou em suas composições. O samba veio depois de suas participações em diversas escolas de samba da capital, algumas já extintas: Unidos dos Guaranis, Acadêmicos das Alterosas, Surpresa, Nacional, Inconfidência Mineira e Cidade Jardim. Desde então, começou a soltar a voz. Ronaldo já gravou quatro CDs e tem mais de 800 músicas compostas. Dessas, uma gravada por Dóris e outra pelo grupo italiano Criansa. Há cerca de 20 anos, abriu o Del Rangos Bar, mais conhecido como bar Opção, onde se apresenta. O sambista também teve a vida retratada pelo diretor Carlos Canela no filme “Coisa Nossa”.
CRIANSA – Criansa Orchestra de Percussioni e Ritmi Brasiliani
Formado em 2010 em Roma, na Itália, o grupo de percussão é composto só por italianos interessados na cultura e música brasileira. Atualmente, participam da “orquestra” 22 músicos, que se reúnem semanalmente durante o ano para os ensaios. Além disso, oferece oficinas para dez pessoas que querem aprender o samba. Com um CD gravado, Criansa já realizou diversos shows pela Itália e vem, pela primeira vez, ao Brasil. Criansa estará em Belo Horizonte entre os dias 5 e 11 de fevereiro.
PROGRAMAÇÃO:
Data: 08/02/2016, das 16h30 às 18h. Parque Lagoa do Nado – Rua Desembargador Lincoln Prates, 240, bairro Itapoã (evento aberto ao público e gratuito)
Data: 09/02/2016, às 15h. Bloco SBC (Samba, Bobagem e Cerveja) – rua Francisco da Veiga, 530, bairro Monsenhor Messias (evento aberto ao público e gratuito)
Saiba mais: http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/noticia.do?evento=portlet&pAc=not&idConteudo=224310&pIdPlc&app=salanoticias