O Documentário “Coisa Nossa” com direção de Carlos Canela e produção de Suzana Markus, foca a vida de Ronaldo Antonio da Silva, ou melhor, Ronaldo Coisa Nossa, sambista da velha guarda, catador de ferro velho, dono de bar (Opção) e compositor, o filme “Coisa Nossa”, que já nasceu com nome pronto, diz sobre coisas que são absolutamente nossas, do povo brasileiro: a superação, a humildade histórica que herdamos e um jeito, sereno à sua maneira, de conviver com as adversidades.
A exemplo do próprio personagem, o filme “Coisa Nossa” tem uma produção simples. Foi realizado pela Carabina Filmes com ajuda de amigos, parentes e admiradores de Ronaldo Coisa Nossa. Essa legião contribuiu financeiramente ou de maneira voluntária para a finalização do projeto. A narrativa nos comove não só pelo que tem de próximo a nós mesmos, mas pelo fato de contar histórias que acabam se transformando em músicas e mostrar músicas que contam belíssimas histórias. Em 2009, ele lançou dois CDs com parte de sua obra (“Gotas” e “Sob o signo do samba”), transformados na própria trilha sonora do filme.
Com mais de 300 músicas compostas e registradas por mais de quarenta anos em papéis de pão, folhas de caderno, papel de embrulho e todo tipo de papel que tivesse em mãos, Ronaldo leva o samba para além do que o samba costuma ousar. Às vezes com humor e outras com um forte olhar político, ele fala da dura realidade do pobre e dos negros, em uma sociedade ainda discriminatória, ao mesmo tempo que descreve as pequenas coisas de seu dia a dia, extraindo poesia daquilo que a maioria de nós, com nossos olhares endurecidos pelas mazelas da vida, não conseguimos mais enxergar.
Quem tiver interesse em assistir ou disponibilizar o documentário entrar em contato com Ronaldo “Coisa Nossa”.
Assista o trailer: